O trabalho de ilustração desenvolvido pelo também stylist Adelmo Lins lembra aquelas colagens que fazíamos na época do colegial. Sobrepondo imagens, que juntas se transforam em uma única, ele consegue criar uma estética inquieta, mas que de cara sabemos de onde partem as ideias. Como nessa nova série que IT’S mostra com exclusividade, inspirada no acervo do fotógrafo de moda Renato Filho.

Utilizando do meio digital para mexer apenas nas cores e filtros, Adelmo usa técnicas manuais em seu processo de produção, dando ainda mais significado a tudo. Ele leva a função como um hobby, divulgando as criações nas redes sociais. E foi justamente no Instagram que conhecemos as imagens e resolvemos conversar com ele sobre suas referências, a influência como stylist e produtor de moda e mais. Confira logo abaixo!

As colagens de Adelmo com imagens do fotógrafo Renato Filho. Foto: Divulgação

As colagens de Adelmo com imagens do fotógrafo Renato Filho. Foto: Divulgação

Site IT’S: Como e quando você começou a fazer as colagens?
Adelmo Lins: Desde criança, sempre gostei de desenhar, colorir, criar… Mas a memória mais antiga que tenho com as colagens são as das capas dos meus cadernos que tinha o hábito de customizá-las, e também meus trabalhos escolares que eu sempre dava um toque pessoal. Já essa colagem com uma pegada mais de moda veio durante o meu curso de estilismo no SENAC. Lembro que criava meus caderninhos de tendência e fui tomando gosto pela coisa, daí me vi com um acervo de moda bem grande e senti a necessidade de transformar aquilo em algo, uma certa inquietude mesmo. Gosto de criar e a colagem nada mais é que um exercício criativo.

IT’S: O que te inspira para criar as imagens?
Adelmo: Não existe algo específico, eu vejo uma foto e já imagino mil possibilidades. Daí até pegar uma tesoura e me ver rodeado de páginas é um segundo, claro que tem dias que eu não produzo nada, mas no geral sempre estou com alguma em andamento. É um processo prazeroso e “cansativo”, pois faço tudo de maneira tradicional, claro que às vezes coloco um filtro pra dar vivacidade às cores.

Ele produz as imagens com sobreposição e recortes, bem à moda antiga. Foto: Divulgação

Ele produz as imagens com sobreposição e recortes, bem à moda antiga. Foto: Divulgação

IT’S: Você acompanha outros ilustradores? Quais?
Adelmo: Com as redes sociais, sempre estou vendo o que acontece no mundo e acompanho o trabalho de alguns colagistas, gosto do Pedro Nekoi, Gustavo Gontijo, Marcelo Monreal. Gosto também do que a Morgana Wallace faz com o papel.

IT’S: Você é stylist e produtor de moda. Como seu trabalho influencia nas suas colagens?
Adelmo: Acho que o senso estético, a cartela de cor, as proporções entre outras coisas que eu preciso ter na moda me ajudam na hora da criação de uma nova colagem. Procuro buscar uma harmonia dentro do “caos”. Um certa limpeza dentro da poluição visual, é bem louco quando eu começo o processo de seleção das imagens até o [resultado] final é uma delicia, às vezes encaro como um certo exorcismo de mim mesmo, quando termino de colar a última foto, fico analisando os detalhes.

Comentários