A relação híbrida entre moda e imagem sempre foi pano para manga. As discussões acerca do ponto de vista conceitual e artístico destes dois processos criativos agora poderão ser conferidas na exposição “Figurações”, que é resultado do trabalho de 14 estudantes que participaram do curso “Figurações do Tempo: relações entre Moda e Imagem”, coordenado e ministrado pelo pesquisador Brunno Almeida Maia, pelo fotógrafo paulistano Gal Oppido, e pelo chapeleiro Eduardo Laurino. A mostra entra em cartaz neste dia 15 de julho, a partir das 10h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo.

A curadoria de Gal Oppido e Iago Ferrão reuniu 84 fotografias para compor a coletiva que apresenta os olhares de jovens e veteranos artistas e fotógrafos. Entre eles Andreza Aguida, Beatriz Gomes, Bronie Lozneanu, Fernanda Estima, Isadora Tortaro, Marta de Divitiis, Mauro Spolaor, Monica Rosa, Oscar Steiner, Regina Azevedo, Robson Morales, Rose Steinmetz, Saulo Vieira e Sergio Amarante. Aqui, a relação entre a vestimenta – como objeto de extensão do corpo -, imagem e a própria concepção de Moda pretendem levar a discussão para além da fotografia.

Além das fotografias, objetos-roupas confeccionados nas aulas de Eduardo Laurino compõem a concepção da exposição. No vernissage, vai rolar também uma aula aberta com Brunno com o tema “Moda e Fotografia nos séculos XIX e XX”, das 10h às 13h, seguida da performance “Gaveta”, com o artista Sergio Amarant.

Comentários